Wednesday, May 2, 2007

Outra consequência económica do aquecimento global

Num anterior post eu mencionei que a preocupação do Homem pelo ambiente podia ser uma boa oportunidade de negócio. Além do mais, referi, inclusivamente, que o aquecimento global e os atentados contra a natureza podem prejudicar a actividade económica se não forem tomadas medidas de prevenção. Todavia, não disse todas. Neste post eu vou acrescentar mais uma razão que obriga a cuidarmos do nosso Planeta. Com efeito, muitas vezes é vinculada a ideia que adopar medidas ecológicas na empresa, país, casa, é um desperdício de dinheiro. Eu trocaria esta frase pelo inverso, ou seja, que desperdiçam-se inúmeras verbas para tentar remediar as consequências do crescente aquecimento global. De seguida vou dar um exemplo exemplificativo de como o aquecimento global pode prejudicar a actividade económica do Homem.

Como já se sabe o Homem é o principal culpado pelo aquecimento global. Com este fenómeno, certos seres saem prejudicados e outros beneficiados. Entre os prejudicados, por exemplo, está o Homem; entre os beneficiados estão, por exemplo, as medusas-de-nomura.
O Homem ao contribuir para o aquecimento global e ao exercer a pesca excessiva de várias espécies predadoras da medusa-de-nomura está a favorecer o crescimento populacional desta espécie de medusa.
No ecossistema aquático do qual a medusa faz parte, esta estabelece relações bióticas com outros seres vivos. A relação biótica a que me pretendo referir, neste caso, é precisamente, a predação.
Quando o Homem altera as condições do meio, altera igualmente as populações desse meio e ao alterar as populações desse meio alteram-se as relações.
Não é o caso, pois, da pesca excessiva. Com efeito, esta não causou nenhuma extinção. Não obstante, caso tivessem sido extintos os predadores (eram modificadas as populações) deixaria de existir predação entre os predadores da medusa e a presa – a medusa.
Não foi só a diminuição dos predadores que ajudou à proliferação das medusas, mas também o aquecimento global. Este fenómeno contribui para o aumento de nutrientes da água, ou seja, para o aumento do alimento das medusas.
Já se viu porque é que as medusas-de-nomura saem beneficiadas com o aumento do efeito de estufa. Mas e o Homem? Por que é que ele sai prejudicado com esta situação?
Ora, o aumento de indivíduos de medusas é uma consequência do efeito estufa e estima-se que só no Japão flutuam cerca de 300 a 500 milhões de medusas jovens por dia. Este número exorbitante de medusas dificulta a actividade pesqueira. Ocorreram cem mil queixas de pescadores sobre redes estragadas e dias de pesca desperdiçados. Este é um dos muitos exemplos que confirma que o Homem sai bastante prejudicado devido à poluição que ele próprio cria
.

Este texto é um extracto de um trabalho de um amigo da área de ciências e que achei muito interessante, na medida em que nunca tinha pensado por esse prisma, pelo que só reforça a minha convição que uma economia próspera passa ou pode passar pelo respeito pelo capital natural, mas também pelo humano! Eu não quero ser politicamente correcta, o que pretendo é mostrar que acção humana ao prejudicar o ambiente, tembém prejudica o Homem, em vários níveis, nomeadamente o económico. Este é só mais um exemplo de muitos. O Homem ao destruir o meio ambiente está-se a auto-destruir!